Permite a qualificação profissional de nível II e a conclusão do 9º a no de escolaridade
Descrição Geral
O/A Operadora/a de Fundição é o/a profissional que executa o trabalho inerente ao processo de fundição em areia, a fim de obter peças em metais ferrosos, com a qualidade requerida.
Atividades Principais
Destinatários
Indivíduos com idade igual ou superior a 18 anos e sem a conclusão do ensino básico (9º ano)
Duração: 1910h
Estrutura
Componente | Área de Competência | Unidade | Horas | |
---|---|---|---|---|
FORMAÇÃO DE BASE |
Cidadania e Empregabilidade |
Organização política dos estados democráticos |
50 |
|
Organização económica dos estados democráticos |
50 |
|||
Educação/formação, profissão e trabalho/emprego |
50 |
|||
Ambiente e saúde |
50 |
|||
Linguagem e Comunicação |
Interpretar e produzir enunciados orais adequados a diferentes contextos, fundamentando opiniões |
50 |
||
Interpretar textos de caráter informativo-reflexivo, argumentativo e literário |
50 |
|||
Produzir textos informativos, reflexivos e persuasivos |
50 |
|||
Interpretar e produzir linguagem não verbal adequada a contextos diversificados, de caráter restrito ou universal |
50 |
|||
Língua Estrangeira |
Linguagem e comunicação_língua estrangeira_iniciação |
50 |
||
Linguagem e comunicação_língua estrangeira_continuação |
50 |
|||
Matemática para a Vida |
Interpretar, organizar, analisar e comunicar informação utilizando processos e procedimentos matemáticos |
50 |
||
Usar a matemática para analisar e resolver problemas e situações problemáticas |
50 |
|||
Compreender e usar conexões matemáticas em contextos de vida |
50 |
|||
Raciocinar matematicamente de forma indutiva e de forma dedutiva |
50 |
|||
Tecnologias de Informação e Comunicação |
Operar, em segurança, equipamento tecnológico, designadamente o computador |
50 |
||
Utilizar uma aplicação de folhas de cálculo |
50 |
|||
Utilizar um programa de processamento de texto e de apresentação de informação |
50 |
|||
Usar a Internet para obter, transmitir e publicar informação |
50 |
|||
APRENDER COM AUTONOMIA (Área de Carácter Transversal) |
40 |
|||
FORMAÇÃO TECNOLÓGICA |
6586 - Desenho técnico – introdução à leitura e interpretação |
50 |
||
4903 - Metrologia dimensional |
25 |
|||
1143 - Moldes |
25 |
|||
1144 - Equipamentos de moldação manual e mecânica |
25 |
|||
1145 - Processos de fusão |
25 |
|||
1146 - Operações unitárias do processo |
50 |
|||
1147 - Fundição em areiamoldação manual |
25 |
|||
1148 - Macharia |
25 |
|||
6587 - Desenho técnico – normas e projeções |
25 |
|||
1149 - Alimentação e gitagem |
50 |
|||
1151 - Fundição em areiamoldação mecânica |
25 |
|||
1154 - Moldação artística em areia |
25 |
|||
1155 - Fundição em moldes permanentes |
25 |
|||
6588 - Tecnologia e propriedades dos materiais – metalurgia e metalomecânica |
25 |
|||
1157 - Fornos de fusão e cálculo de cargas |
25 |
|||
6589 - Fundição–acabamento de peças |
25 |
|||
1158 - Ensaio de areias de fundição |
50 |
|||
1159 - Análises químicas |
25 |
|||
1160 - Metalografia |
25 |
|||
4952 - Ensaios de resistência mecânica |
25 |
|||
1161 - Ultra-sons e radioscopia |
25 |
|||
1162 - Líquidos penetrantes e partículas magnéticas |
25 |
|||
1163 - Análise visual de defeitos de fundição |
25 |
|||
1141 - Qualidade e organização da produção |
25 |
|||
0349 - Ambiente Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho conceitos básicos |
25 |
|||
1142 - Controlo dimensional |
50 |
|||
UFCD a escolher da bolsa de UFCD |
75 |
|||
PRÁTICA EM CONTEXTO DE TRABALHO |
120 |
Rua Delfim Ferreira, 800 | 4100 - 199 Porto, Portugal
Telefone 226 175 760 / 80 Fax 226 103 160
Geral:
geral@cinfu.pt
Ensaios e Fundição:
fernando.barbosa@cinfu.pt
Formação:
carla.quintas@cinfu.pt
Centro Qualifica:
cinfu@centroqualifica.gov.pt
Prototipagem, CAD / CAM, CNC e Metrologia:
cadcam@cinfu.pt
Inscrição para receber a newsletter: carla.quintas@cinfu.pt